terça-feira, 1 de junho de 2010

Como deixar crianças infelizes com uma canetada!

Ontem (sábado) visitei as crianças tiradas abruptamente do seio de sua família, e jogadas em mais uma dessas instiuições de "condições melhores que Santa Clara". Vi meus irmãos mais novos com o semblante abatido, coração partido e sem cuidados básicos.

Para as pessoas (Promotor e a Sra. Juíza Ivone Caetano) que dizem que a Associação Santa Clara não tem condições básicas para ficar com as crianças, e que elas estão melhores em outras instituições, nem de longe condiz com o que eu pude observar.

Posso afirmar que vi as crianças largadas a própria sorte. Não fomos recebidos por ninguém, e ninguém se preocupou em saber quem éramos, e porque estávamos falando com as crianças.

Em Santa Clara uma das reclamações era que o portão era aberto. Nessa instituição o portão também é aberto, com a diferença que qualquer um pode entrar e nenhum responsável está ali para te receber.

O lugar é limpo? Talvez já que não pudemos visitar as casas e as "responsáveis" são as faxineiras que "cuidam" das crianças. Cada uma é dona de uma casa e adminsitra a casa como quer, C. e L. não tinham almoçado ainda e saímos de lá as quatro horas da tarde.


As responsáveis pelas casas não tem nenhum laço afetivo com nenhuma das crianças presentes. Talvez seja isso emsmo que nossa justiça queira, assim o trabalho pdoe ser replicácel. Afinal é só mais um trabalho cuidar de crianças que não tem nada.


Além disso, pude verificar que as crianças tinham exatamente o que tinham levado, nada a mais. Ou seja, não havia sabonete para tomarem banho, muito menos shampoo. Escovas de dente?? Só os que haviam colocado na mochila. Toalhas?? Acho que não. é desta forma que as crianças são tiradas de uma casa e jogada em um depósito.

Jogar crianças em uma casa sem o mínimo para sua limpeza pessoal sem dúvida é um bom jeito de dar melhores condições a elas.

No quesito lazer, o único possível é um campo de futebol, e mais nada. As 6 horas da tarde as crianças tem que ir para suas "casas" é lá se for permitido assistem tv, se não vão dormir. Sem dúvida isso deve ser para fortalecer o espírito de cada criança.

As crianças que sairam de Santa Clara estão abatidas e apáticas, W. de 7 anos não parava de perguntar quando voltaria para casa. C. de 13 afirmou que não passaria o aniversário dele naquele lugar. L. pediu para não levarmos a camisa do Fluminense com medo de ser roubado pelos mais velhos. A. precisava das coisas que as meninas precisam, e lá ela não tinha.

Além disso, uma menina e um menino que não conheço ficaram perto da gente querendo atenção, pois parece que lá isto é um artigo para lá de raro. Tem trabalhos que nem com o melhor salário do mundo pode ser bem feito se você não tiver como dar amor.

E amor essas crianças tinham de sobra em Santa Clara.

Como vocês puderam perceber, com uma canetada a nossa querida juíza, a mesma que deferiu a adoção para a procuradora aposentada maluca, acabou coma alegria de 14 crianças. Mas ainda há esperança. E vamos
lutar até o último suspiro.

Pablo Soares de Castro Rosa, o primeiro filho a fazer parte desta família.

8 comentários:

Mayara Franzini disse...

Queria muito morar no Rio para poder visitar essas crianças e ajudar com pelo menos a básico. Admiro muito o amor de vocês por essas crianças, espero de coração que tudo se resolva bem rápido!

m disse...

Pablo, que absurdo...
é de causar vergonha decisoes cretinas como essa que atingiu voces...
espero que tudo se resolva logo e que pessoas com bom senso possam verificar a injustiça que foi feita!
um bj grande (pra Claudia e pra Alice tb)
Marcia

Letícia disse...

Que legal que é a mesma juíza do caso lá da louca #NOT!

lucila disse...

Efetivamente o que se pode fazer pra reverter a situação? Vejo posts em blogs, varios RT no twitter mas de concreto, o que fazer ou está sendo feito?

Unknown disse...

Lucila,
Estamos fazendo de tudo reunião com pessoal da justiça, captação de recursos para a melhoria da casa. E mais um monte de outras ações, mas a mais importante é não deixar que isso caia no esquecimento.

lucila disse...

Efetivamente o que se pode fazer pra reverter a situação? Vejo posts em blogs, varios RT no twitter mas de concreto, o que fazer ou está sendo feito?

lucila disse...

legal Pablo, seria legal divulgar essas ações, e/ou se tem conta corrente, ou algo do gênero pra gente espalhar e angariar mais recursos o mais rapido possível pra tirar as crianaças de onde elas estão agora
super beijo

Unknown disse...

Dados bancários
Associação Santa Clara
Banco Itaú - 341
Agência 0310 - São José
Conta: 66016-2
CNPJ: 33.627.803/0001-20
SWIFT para depósitos internacionais: BRSPRJO

Os dados Bancários são estes.. Se der ajude a divulgar!